Trabalhar enriquece?

Trabalhar enriquece?

Existe uma pergunta que todos aqueles que querem mudar sua rotina de trabalho, melhorar sua qualidade de vida e atingir a liberdade financeira devem responder:

Trabalhar enriquece??? Na imensa maioria das vezes, NÃO!

Na verdade, a maioria dos trabalhadores assalariados está gerando (ou aumentando) a riqueza dos empresários, dos patrões. Se você tem riqueza, convida pessoas para ajudá-lo a aumentar a sua riqueza e, em troca dessa ajuda, paga a essas pessoas uma pequena parcela da riqueza gerada: o famoso salário.

E isso é injusto??? NÃO! Isso é a essência do capitalismo.

Esse conhecimento é fundamental para planejarmos o nosso futuro, pois se o trabalho não enriquece, como podemos manter nosso padrão de vida quando pararmos de trabalhar? Na maioria das vezes, o que acontece no Brasil é que esse padrão de vida cai após a aposentadoria, porque o trabalhador se aposenta ganhando menos do que seu salário anterior.

E como as pessoas podem mudar essa realidade?

A resposta: construindo um patrimônio que gere lucros, através da criação de projetos de longo prazo que impliquem na acumulação de parte dos seus salários, para que, futuramente, possam sair de seus empregos e direcionar seu tempo e esforço para o crescimento da própria riqueza.

Existem três possibilidades principais para manter nosso padrão de vida quando desejamos reduzir nossa carga de trabalho ou quando chega a aposentadoria:

1) Investir parte do nosso salário ao longo dos anos, e manter nosso padrão de vida com os rendimentos desses investimentos;

2) Investir parte do nosso salário ao longo dos anos, e manter nosso padrão de vida através do empreendedorismo, abrindo um negócio próprio e nos tornando os patrões;

3) Através da combinação das duas estratégias anteriores.

Dessa forma, criar projetos de longo prazo, que envolvam a construção de patrimônio, é fundamental para permitir a redução da carga de trabalho ou a aposentadoria sem perda de qualidade de vida, assim como para atingir a liberdade financeira ou, até mesmo, o enriquecimento.

Como diz o grande consultor financeiro Gustavo Cerbasi: “se você quer realmente enriquecer, não trabalhe pelo dinheiro: deixe que ele trabalhe para você”.

Assista ao vídeo abaixo, que inspirou o presente post, e aprenda com este grande mestre da educação financeira:

Vídeo “O trabalho não vai enriquecer você”. Canal do YouTube do Gustavo Cerbasi.

Siga nossos posts, com dicas e informações sobre carreira e Marketing Digital, e comece a mudar de vida! Se você já iniciou sua jornada no Marketing Digital e quer dar um passo maior para mudar sua vida, clique aqui e conheça o curso que transformou a minha!

Abraços,

Ronaldo Louzada.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.