O que é um afiliado digital?

O que é um afiliado digital?

Se você se interessa por marketing digital e gostaria de mudar de carreira, iniciar um negócio próprio ou as duas coisas, definitivamente precisa saber o que é um afiliado digital.

Afiliado digital é alguém que indica produtos criados por outras pessoas e recebe comissões proporcionais às vendas realizadas. Dessa maneira, o afiliado digital ganha dinheiro através da divulgação pela internet de produtos criados por outros indivíduos.

Os produtos podem ser físicos ou digitais, e uma comissão é recebida por cada venda realizada. Além disso, a diversidade de produtos é tão grande, que vai desde áreas como literatura e softwares até cursos técnicos e adestramento de animais.

E como funciona o trabalho do afiliado digital? Geralmente, são seguidas algumas etapas:

  1. Escolha de um nicho de atuação: por exemplo, ensino de inglês;
  2. Seleção de um produto relacionado ao nicho de atuação: no caso acima, um curso de inglês online;
  3. Criação de conteúdo de valor na internet sobre o assunto que deseja promover: por exemplo, um post de blog ou um vídeo no YouTube com dicas para praticar conversação em inglês todos os dias;
  4. Divulgação do produto para sua audiência: no caso citado acima, o curso de inglês online (produto) é divulgado para os leitores do blog ou inscritos no canal do YouTube (audiência);
  5. Realização de vendas: as vendas são efetivadas através de links específicos dos produtos. Cada afiliado possui um link próprio de determinado produto; quando alguém realiza uma compra após clicar neste link, o afiliado recebe a comissão.

Aposto que você segue algum blogueiro ou youtuber que já recomendou produtos ou serviços que eles aprovaram. Em muitos casos, eles estão divulgando o produto no qual se afiliaram. Em outras palavras, se você acompanha algum canal do YouTube, por exemplo, é provável que já tenha visto o dono ou apresentador do canal promovendo um produto e solicitando que os interessados pelo produto cliquem no link disponível na descrição do vídeo. Pois bem, muitos desses links são, na verdade, links de afiliados.

O mais interessante é que o afiliado digital não precisa ser famoso nem gastar muito dinheiro para começar a vender. Para isso, ele deve fazer parte de um programa de afiliados e utilizar o marketing de afiliados, que serão temas de nossos próximos posts.

Por fim, é importante saber que as comissões dos produtos vendidos pelos afiliados digitais são muito variáveis. Os produtos digitais possuem, em geral, comissões maiores (50-80% do preço do produto), enquanto os produtos físicos, em geral, possuem comissões menores (5-20% do preço do produto). Essa diferença ocorre porque produtos físicos apresentam custos adicionais, como produção, embalagem e entrega.

Siga nossos posts, com dicas e informações sobre carreira e Marketing Digital, e comece a mudar de vida! Se você já iniciou sua jornada no Marketing Digital e quer dar um passo maior para mudar sua vida, clique aqui e conheça o curso que transformou a minha!

Abraços,

Ronaldo Louzada.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.